Páginas

2 anos depois...


Esse post ficou longo, mas minha intenção realmente é explicar o que aconteceu comigo, como estou agora e ajudar as pessoas que pensam em fazer. Então, quem tiver a curiosidade, manda ver e lê, senão não vou ficar braba não hehe é só que algumas pessoas entram no blog com as palavras-chave "cirurgia de redução de estômago" e então... 

Natal de 2008

Dia 29 de janeiro de 2009 eu fiz a cirurgia bárica. Acima, a foto do Natal anterior.
E abaixo duas fotos de novembro de 2010, eu ajudando uma amiga minha num projeto da faculdade.

Existem vários tipos de cirurgia de redução de estômago.Eu fiz Derivação gástrica com Y de Roux. Que significa que eu reduzi meu estômago em 95% e meu intestino em 50%. Ou seja, eu como pouco e não absorvo gorduras, açúcares, proteínas e algumas vitaminas.


Axl Rose e Slash

A maioria das pessoas da minha convivência não entendem o que foi que eu fiz. E esse post, além de um comemorativo é uma tentativa de explicar como funciona e talvez ajudar alguém que esteja pensando em fazer.

Eu sempre fui gordinha, desde pequenininha. Mas até 2007 mais ou menos era só feio esteticamente, depois disso comecei a engordar mesmo, entrei em depressão, não saia de casa, faltava no colégio, etc.
Meu pai, principalmente, culpou a minha paixão por artesanato, disse que eu só queria ficar em casa para fazer crochê. E na verdade é porque eu estava em casa que recorria ao crochê e pintura. Foi uma coisa que me fez sentir bem, algo que eu poderia me orgulhar.
Aí no final de 2008, a situação ficou crítica. Cheguei aos 90kgs com 1.55m de altura. Evitava exercícios porque os joelhos doíam e passava o dia inteiro comendo [salgadinho e chocolate].

Em janeiro fiz as consultas que precisava, a preparação, exames e foi feita a cirurgia. Acordei as 5:00 da manhã, já internada no hospital, tomei banho com sabonete especial e fui para a sala de cirurgia. Só me lembro de uma picada dolorosa na mão e depois acordar na sala de recuperação. No mesmo dia, pelas 16:30 eu fui pro quarto, logo a fisioterapeuta chegou e já me fez levantar, caminhar, revisou comigo os exercícios que eu tinha que fazer todos os dias e estipulou os horários que eu podia dormir.

No dia logo após a cirurgia, eu senti um pouco de dor, mas nada muito forte não, só aquele incomodo mesmo. E já comecei a tomar meus líquidos: 30mls a cada 5 minutos, o dia inteiro. Os líquidos que eu tinha que tomar: água, chá (sem açúcar e morno), água de coco e muito gatorade. De almoço e janta era para ser caldo de carne [mas não era aquele caldinho gostoso que a gente mistura no arroz e come, era a água que a carne era cozinhada]. Essa parte foi estressante, tinha que acordar as 8:00 da manhã para começar a tomar os líquidos porque eu tinha uma meta diária. Podia tirar um cochilo depois do almoço de uma hora.

Fiquei mais uns dois dias no hospital e fui pra casa. Sempre com acompanhamento médico. O doutor ia todos os dias no hospital para checar tudo e a fisioterapeuta também. Os enfermeiros do hospital vinham de hora em hora checar o soro e fazer os exames normais: febre, pressão. Eu não aguentei tomar o caldinho de carne, me repugnava, aí depois de muita súplica pude passar pro caldinho de feijão [que era para iniciar só na segunda semana]. Foram duas semanas assim, só líquidos, primeiro de 5 em 5 minutos, depois de 10 em 10 e finalmente de 15 em 15.

À partir da terceira semana comecei a comer cremes e papinhas de 30 em 30 minutos. Aí chegaram os iogurtes naturais com pó de gelatina, polenta molinha etc. Nesse ponto eu já estava craque, mas morria de vontade de comer panquecas hehe.

Finalmente comendo sólidos quando fechou um mês. Nesse mês eu perdi 9,9kgs. Agora começou a fase dos enjôos e realmente colocar em prática os exercícios de mastigação que eles me ensinaram. Aí eu percebi que a comida bem mastigada tem gosto diferente [diferente pra pior mesmo]. Comecei a ver a quantidade que eu podia comer. Também foi comum me servir demais e não conseguir comer tudo.
No meu caso, desde o início eu não conseguia comer a quantidade recomendada pelo cardápio da nutricionista, sempre comi menos. Então, essa história de servir demais me prejudicou bastante. Meus olhos viam a quantidade que eu tinha que comer, mas não entrava de jeito nenhum, parecia que eu não comia nada.

Depois disso foi questão de testar. Já podia comer de tudo [salvo: salgadinhos, frituras, chocolate, refrigerante, bebida alcóolica]. Uma coisa que sempre me perguntam é se eu tenho vontade de comer ou fome.
Eles dizem que no primeiro ano de cirurgia você não sente fome. Mas para mim, ainda não tenho fome, eu só sei que eu tenho que comer em determinados horários. Se pular uma refeição, eu fico fraca, baixa a pressão, me sinto cansada, etc.
E vontade de comer, é claro que tenho. Ontem mesmo, estava muito afim de comer uma pizza, mas um pedaço já satisfaz. Eu sempre almoço e janto duas vezes. Quando sinto que já estou cheia, paro, guardo a comida e espero, depois de algum tempo [1h se a comida é muito pesada, mas geralmente uns 20 minutos dá] eu continuo comendo.


Nancy e Sid Vicious [Sex Pistols]
Os prós e os contras:
*Eu emagreci. Estou pesando agora 44kgs. Agora, eu estou numa briguinha para engordar um pouco, ficar com uns 48kgs, mas é difícil voltar a engordar.
*Minha auto-estima subiu de 0 para 10.
*Agora eu saio de casa, vou a festas.
*Experimentar roupas em loja, adoro!
*Eu consigo cortar as unhas do meu próprio pé.
*Quem não acompanhou o meu processo, não me conhece na rua e me acha anoréxica [o que, para deixar claro, eu não sou. Eu tive um susto algum tempo atrás de não conseguir comer nada por quase um mês o que o médico chamou de princípio de anorexia, mas com a ajuda da terapeuta e da minha família já ficou para trás]
*Pro resto da vida eu vou ter que tomar vitaminas complementares. Centrum, Albumix e Ômega 3. E nessas fases em que eu perco muito peso, eu suplemento a alimentação com Sustage.
*Minha pele ficou flácida. Inclusive fiz uma abdominoplastia em 2010. Só da barriga foram 1,6kg em pele retirados. [E essa foi uma cirurgiazinha que doeu muito!] Mas isso se deve a minha preguiça de fazer exercícios hehe. As gordurinhas que eu vejo no espelho na verdade é pele querendo virar músculo e pretendo fazer Pilates para resolver isso.
*Eu posso comer de tudo. Mas frituras e doces podem enjoar, tem que ser pouco.
*Também ainda estou brigando com a minha imagem, é difícil me ver como pessoa magra agora. Ainda compro roupas muito grandes ou, no cursinho, as vezes acho que não vou conseguir passar entre uma classe e outra.
*Mudei meu jeito de andar, de sentar.

Concluindo, eu acho que valeu muito a pena. É trabalhoso, você tem que aprender tudo de novo, se adaptar com o novo cardápio, novo corpo, mas compensa pelo jeito como eu me sinto agora.
Já li em outro blog craft, a experiência de outra amiga com a mesma cirurgia. Ela diz que não deu certo e que não perdeu peso. Talvez não tenha dado certo porque ela não estava preparada para desistir de comer Mc Donald's, a cirurgia é o empurrão pro emagrecimento, não é o caminho todo. Vai muito da tua própria vontade de fazer dar certo. Teve meses que eu perdi 1kg, até algumas gramas só, não dá pra deixar tudo na mão dos grampinhos.
Mas realmente compensa.

10 comentários:

  1. Rafa, parabéns pela superação e luta!
    Imagino que todo processo emocional seja muito mais duro do que a mudança física.
    Acredite: os melhores anos da sua vida estão por vir. ;-)
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafa,
    Fico muito feliz por ti, por teres conseguido alcançar essa meta. Estou ainda um pouquinho em estado de choque com a tua descrição, não pensei que fosse tão tudo. Desejo-te as maiores felicidades do mundo! Beijinho grande*
    luadprata

    ResponderExcluir
  3. Nossa Rafa li e fiquei de boca aberta, a maioria das pessoas acha que redução de estomago é só fazer e emagrecer, fico muito feliz em ver você partilhar conosco o processo pelo qual você passou obrigada!!! Eu era uma dessas pessoas!
    Parabéns pelas conquistas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu li tudinho e impossível não se admirar com sua força !
    Parabéns por essa conquista...temos quase a mesma altura, tenho 1.57 e imagino como se sentia sim, pois 3 kilos pra nós que somos baixinhas já faz diferença, imagine 46 =O

    O que é mais importante você aprendeu..a ter auto-controle e não descontar tudo na comida, porque esse é o grande problema :)

    Fico feliz que tenha superado a depressão e tudo que te fazia ficar trancada...você é linda e merece tudo de bom que essa vida tem pra oferecer...é só ir buscar!

    beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Menina estou boba com seu relato!
    Você é uma vitoriosa... parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Rafaaa!
    Estou encantada com sua história,uma lição de vida,detalhe eu li por completo viuu.Fiquei feliz por vc ter se recuperado e espero q vc continue sendo essa pessoa batalhadora :)

    beeeijos

    ResponderExcluir
  7. Que ótimo seu relato, tenho certeza de que va ajudar muita gente!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Rafaela,
    muito obrigada por compartilhar a sua história. É muito importante que se passe adiante as nossas superações. Parabéns.
    Eu também já superei algumas provações. Em 10 anos já tive câncer por duas vezes. A primeira em 2001 no seio e em 2006 novamente no seio e o pior, passou para o pulmão. Nesse ano perdi um amigo com essa doença e um primo. É muito doloroso., mas coma graça de Deus e com a ajuda da família e amigos, superei....
    Adiante. E estou cá, cada dia a agradecer a Deus por estar viva e fazendo os meus bordados e crochets.....
    Um grande abraço de MF

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!! quando se quer muito uma coisa, se consegue. Mas não sem luta e determinação. É admirável. Você tá linda!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa!
    Que bom poder ler sua história. No ano passado fui indicada para fazer esta cirurgia. Infelizmente tive um acidente no ano de 2004, o que originou grande parte da obesidade mórbida que hoje padeço. Sempre fui muito ativa, ia à academia todos os dias da semana, e, portanto sempre me mantinha em forma. Venho de uma Família que por herança somos fofinhos, ou seja, os exercícios me salvavam. Como afirmei anteriormente, no ano de 2004 cai do 2º andar da minha casa, fraturando o meu pé direito, tive de fazer uma cirurgia o que hoje me resulta em 17 pontos e um parafuso. Graças à Deus, tenho todos os movimentos do meu pé, no ano de 2006 fiquei grávida do meu filho, e engordei uns 60 kilos, engordei muito, porque minha vida se limitava em comer e dormir, já que o meu pé inchava e doía bastante. Um ano depois de ter o meu filho entrei à academia, voltei a malhar, a correr, estive 3 anos consegui baixar quase 30 kilos, restando 30 kilos para poder seguir baixando até chegar ao meu peso ideal e foi aí que comecei a sentir umas pontadas no meu joelho direito. No ano passado descobri que tenho condromalacia patelar ou rotular, é o desgaste progressivo, do osso (rotula) o qual no futuro se converte em artrosis cronica. Me indicaram a cirurgia, comecei tratamento com nutricionista, psicóloga, médicos, etc. Mas, sempre tive a dúvida. Deixei o tratamento de lado, devido ao meu trabalho. Confesso que não sou comelona, gosto de comer de vez em quando um pedaço de pizza, pastel, não são coisas diárias, exemplo: Fazia mais de 1 ano sem comer pizza, semana passada fiz aqui em casa, e possivelmente voltaremos a comer em 1 ou dois anos mais... Tenho uma dúvida cruel sobre o tratamento, como vc mesma indicou acima dizia que o tratamento dura toda a vida tomando complexos vitamínicos mais na falta deles o que pode suceder? Essa é a minha grande dúvida, e eu gostaria que vc me pudesse responder. Obrigada.

    Obs.: Deve ser maravilhoso poder voltar olhar-se no espelho, sem sentir vergonha do que um dia fomos...

    Eu entendo e me sinto triste, deprimida muitas vezes por estar assim... Carinhos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :D

Ok