Páginas

Meus livros...

Bom dia! Novamente...
Sabe, hoje estou de folguinha e com vontade de conversar.
Pode parecer estranho, né? Eu, sempre falando do horário difícil que estão as aulas, mas amanhã é feriado, aniversário de Santa Maria, aí aproveitei para vir para casa.
O vô está fazendo exames no hospital [graças a Deus, está tudo bem, são só exames mesmo], mas eu sabia que ele ia gostar que eu estivesse junto, aí vim.

*Editado: eu peguei o livro da minha mãe, que é dessa mesma edição da foto. Só que devolvi antes de tirar uma fotinho dele, portanto peguei essa da internet.

Estava agora, finalmente lendo uns comentários e lendo alguns blogs e minha mente viajou para os livros que tenho lido. Bom, eu li agora "O Continente" de Érico Veríssimo, meu conterrâneo de Cruz Alta e agora estou lendo "O Cortiço" de Aluísio Azevedo.
Falando primeiro d´O Continente porque já concluí a leitura, fiquei confusa. Gostei muito do livro, porque esperava uma linguagem chata, história chata, mas não, é envolvente e muito bem escrito. Mas fiquei confusa porque eu nunca tinha lido um livro em que eu não gostasse dos personagens e gostasse do livro. É, confuso.
O livro é bom, mas os personagens... eu não me identifiquei com nenhum, me peguei com raiva de algumas atitudes deles. Mas é um bom livro.

"O Cortiço" é muito diferente do livro do Érico, meio parado, sem ação, um dos pontos marcantes do livro é a espera da Pombinha pela menarca que nunca vem. Mas, ainda não terminei, portanto não posso falar muito sobre.

O que os dois tem em comum é erotismo! Gente, eu não sou nem um pouco puritana, mas tem partes que são muito eróticas! Eu fico com vergonha de ler! hehe
Até lesbicismo tem no cortiço, o que me surpreendeu muito, porque eu não estava esperando.
Aí eu fico pensando né, a maioria das pessoas não é muito fã de leitura [a maioria da minha faixa etária, digo], mas quase todos já viram ou vêem novelas. E se fala muito da baixaria das novelas, das cenas fortes, etc. Para mim, não é surpresa nenhuma, isso já vem embutido desde os primórdios nos folhetins hehe

Eu adoro ler, mas nesses dois livros, gostei mais de ouvir a história do que lê-los. Desde o ensino médio queria ler "O Cortiço" por ser clássico, importante, mostrar um período passado e "O Continente" queria ler por ser regional e por aqui o Érico ser famoso e aclamado. Mas me decepcionei um pouco, acho que são livros para serem ouvidos em resumo.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. oi Rafa eu também adoro ler, sou rata de livrarias e sebos, já fui de biblioteca no tempo das vacas magras . Goatei muito de Ana Terra do Érico e estou curiosa para ler o restante da saga, quanto ao Cortiço, li quando era novinha, portanto pouca coisa eu lembro, mas não foi um dos que me marcou. Tenha uma boa semana e bj

    ResponderExcluir
  2. Rafa, "O Continente" tu leu todos os livros? Ando atrás mas não acho em lugar nenhum, até vi na feira do livro mas estava muito caro ai não comprei, começei a ler quando estava no ensino médio e as aulas acabaram e não tive mais como terminar a série, nem lembro onde parei... se tu tem me diz onde encontrou!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafa!!!
    Sou apaixonada por Érico Veríssimo... O Continente é a primeira parte do romance O Tempo e o Vento! Eu gosto dos personagens... Ana Terra é um exemplo pra mim!!!
    Beijos! Boas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh o capitão Rodrigo Cambará e apaixonante!!! ahhahaha

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dos classicos no tempo do ginasio/colegio... hoje relendo com outros olhos vejo que a paixao que tive por eles foi apenas naquele tempo.N~~ao sinto mais emoçao ao folhea-los. Mas acho fundamental qyuem nao leu, ler, em qualquer tempo. Faz parte de nossa cultura, educaçao, formaçao.
    Meus filhos, folgados como eles so, so leram o condensado/resumo e assim mesmo porque foram obrigados.
    Muito bom vc ter lido, gostando ou nao, mas formando uma opiniao sobre eles.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Rafa, também não gosto muito de literatura muito... apimentada. Não é nem vergonhinha, como no seu caso, é um desconforto dos infernos mesmo. Huahahahah!

    O Realismo não é meu período favorito da literatura nacional. Lembro-me que li O Cortiço mais ou menos na sua idade e, imediatamente, também não me agradei muito dele. Mas, sobre o Aloísio Azevedo, há que se lhe dar um crédito sobre uma coisinha que ele usa como ninguém. Procure ver uns detalhezinhos que passam quase desapercebidos. Nele, o nome dos personagens não são escolhidos à toa. A Leandra (personagem que deve ter te incomodado um pouco, imagino) tem um nome muito apropriado para a personagem. Leandra é feminino de Leandro. Leandro tem um significado de "homem, leão". Não tem tudo a ver com ela, que é mandona e lésbica?

    Aliás, legal vir aqui hoje e ver você falando do Aloísio Azevedo. Comecei a rever o Clone. Lembro que você falou que a estava revendo e fiquei curiosa. Copiei você! Huahahaha! Hoje, estava vendo a Deusa invadindo o consultório do chato do Albieri. Caiu-me uma ficha! Enquanto todos nós, como fala o Ali e, agora, o padre que o Francisco Cuoco interpreta, somos filhos de Deus, o guri "produzido", o clone que dá nome à novela é filho de uma criação humana, é filho da... tcharaaaammm: Deusa! Foi a Glória Perez dando uma de Aloísio Azevedo! hehehehe!

    Beijocas, linda!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :D

Ok