Páginas

Para você, o que é felicidade?

Essa foi a proposta de redação dessa semana no cursinho. Agora me diz como eu vou dissertar argumentativamente sobre esse tema? E especialmente, temas de redação de vestibular são político-sociais, geralmente, não pessoais.
Desde ontem pela manhã tenho pensado sobre esse tema. O que me traz mais felicidade é encontrar soluções para problemas. E isso, aplicado em todos os sentidos da vida. Adoro discutir sobre melhoras, brainstorming, etc. Mas não tenho menor ideia de como tornar isso uma tese.

Talvez felicidade nem seja causada por nada mesmo. Uma outra opinião minha é que felicidade é o conjunto de saúde, conforto, dinheiro, boa alimentação, organização.
Saúde, por exemplo, a gente só sente falta quando está adoecido né? Mas felicidade plena não se atinge doente. Falta de saúde traz limitações e ninguém gosta de ser bitolado.
Conforto, conforto é a maior variável da felicidade. Estar de bem consigo mesma, sentir-se bem entra no conforto também. Eu me sinto confortável quando estou de banho tomado, com o corpo perfumado, as unhas feitas, depilada, com o cabelo bonito, quando o dia está fresquinho mas não muito frio ou muito quente. 
Dinheiro, já me disseram que "dinheiro não traz felicidade, mas a falta de dinheiro traz infelicidade" e ratifico isso. Dinheiro para o básico: comida, aluguel, condomínio, transporte, etc. E também, dinheiro para gastar, comprar maquiagem, ir ao cinema ou vidrar no armarinho.
Boa alimentação eu nunca vi uma pessoa mal alimentada feliz. Eu não sei se acontece com todos os leitores, mas comigo, dia vem e dia vai e eu PRECISO de pizza, chocolate ou outra coisa assim.
E, finalmente, organização. Faz dois dias que me recuso a lavar a louça -porque não fui eu que sujei - mas  como consequencia disso, faz dois dias que nem entro na cozinha, só faço meu café (vital para uma vestibulanda) e pronto. Não estou feliz com isso não, mas...

Meu estilo de escrever não é formal, puxa mais pra crônica do que para a dissertação. Aí vem a professora e diz que para eu tirar nota 10, eu tenho que escrever a proposta na introdução do texto. Eu tenho que colocar uma conjunção na conclusão. Eu tenho que usar recursos expressivos no título. Eu não posso escrever "coisa". Não posso usar recursos de ênfase como "?!". Ela ensina o texto padrão (introdução de 3 a 4 linhas, dois parágrados de desenvolvimento de 4 a 5 linhas, conclusão com 4 linhas) e toda manifestação de criatividade que eu tenho em mim se esvai.
Sobre essa redação especificamente, eu não vou conseguir escrever nesse formato padrão.

O que é felicidade? Também nos foi dito para não escrever o clássico "a felicidade está nas coisas pequenas da vida", mas é verdade, não é? Eu fico feliz quando venho no blog e minhas visitas se mantém constantes, quando abro o e-mail e tem um comentário, fico feliz quando meu namorado me traz o café na cama, ou quando o tempo está cinza [adoro]. A felicidade vem em dosagens certas, o gesto pode ser pequeno ou grande mas a dose de felicidade é a mesma. Eu fico igualmente feliz com qualquer uma dessas coisas.
Aliás, não é para escrever essa citação porque é "clichê", agora me diz redações padronizadas não são clichês também?

Tô pensando em chutar o balde e fazer uma inovação, depois conto qual foi a nota hihi

E para vc, o que é felicidade?

3 comentários:

  1. Menina, sua redação tá pronta! Mande a professora às favas rss eu entendo os argumentos dela, como professora, mas lembrei da história do menino que queria pintar a rosa de azul e foi obrigado a pintá-la de vermelho. Isso é cercear a liberdade, né?

    Pra mim, felicidade é feita de momentos felizes, absolutamente pessoais, normais a qualquer ser pensante.

    bjinhos e bom final de semana!
    ps: continue não entrando na cozinha hohoho

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!
    Como anda estudiosa!!! hehehe
    Não sei dizer o que é felicidade, minha cabeça muda tanto!
    O que me faz feliz hoje amanhã nem tanto!
    Mas te digo com certeza que sou feliz!!!
    Concordo com a ká aí em cima que diz que tua redação está pronta!!!
    Boa Sorte! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafa!

    As duas moças anteriores a mim já disseram, mas tenho de ratificar: sua redação está pronta. Entretanto, ressalvo, pronta para um trabalho de cursinho que, como você bem observou, também foge ao que, normalmente, é pedido no vestibular.

    Fui professora de redação jornalística e de redação publicitária. Essas regras que sua professora lhe ensinou são o clássico do clássico. Nada impede que você as quebre um pouquinho. Esse negócio de tantas linhas para cá, tantas linhas para lá... Hmmm... O importante é que a redação tenha um aspecto harmonioso, como um bordado. Pode-se escrever mais que o velho esquema de 4-5-4. O importante é que, ao olhar, a introdução, o desenvolvimento e a finalização pareçam harmoniosos. Uma redação que tem a introdução maior que o corpo e a finalização não tem harmonia, bem como uma cujo desenvolvimento seja imenso e a introdução e a finalização pareçam pulguinhas também não está bem. Escreva como você escreve, só preste atenção para a aparência geral ficar conforme esse modelo de harmonia de tamanho.

    Certas palavras são boas para se evitar. "Coisa" não é legal. É o que se chama "palavra-ônibus", ou seja, não tem um significado próprio e serve de tapa-buraco quando o interlocutor não se lembra ou não sabe o nome certo para algo do que ele fala. Gírias também não são bem aceitas, bem como outras "palavras-ônibus". O importante, em redação, é mostrar que sabe se expressar, saber dar nome a do que se fala, evitar repetição de palavras (ou das que tenham o mesmo radical, como vi uma jornalista, essa semana na tevê: "... para possibilitar uma possível operação...". Pelamordedeussss!).

    Mas, linda, mais que tudo isso, siga seu coração, sua vontade e sua verve. Você escreve MUITO bem! Gosto de ler seu blog, você sabe se expressar e tem ótimas ideias. Vai por mim, seu nível de redação está MUITO acima da maior parte da turminha da sua idade. Redação de vestibular, para você, vai ser moleza! hehehe!

    Quanto ao tema, acho que quando a gente vai ficando mais velho, é preciso menos para nos deixar felizes (a não ser que você seja uma perua de Bervely Hills ou de algum lugar que copia aquilo lá!). A mim, ficar na minha casinha, com meus filhos cachorros, em dias frescos e com pouco sol, cozinhar para receber uns três ou quatro amigos me deixa muito, muito feliz!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :D

Ok