Páginas

Qual é o teu nome?

RAFAELA - 2872 buscas deste nome

Significado: Feminino de Rafael. (hebraico) Deus o curou.


Primeira Letra: R

Significado: Quando se trata de resolver os problemas dos outros, você pensa e age como se fosse a pessoa mais sábia do mundo. Quando o problema é seu, fica totalmente confuso (a). Isso acontece porque gostaria de decidir as coisas sempre com a cabeça fria. Mas como o coração tem mania de se intrometer nas nossas dúvidas, fica difícil mesmo decidir. Quer um conselho? Controle sua ansiedade e não tenha medo de errar! Essa é uma boa maneira de aprender, sabia?

*Fonte: http://www.vlmaria.com.br/signos/nomes/

No início de 2008, eu tive minha primeira aula de psicologia. E logo de começo a professora nos perguntou qual era o nosso nome, se nós sabíamos o significado e o porquê dos nossos pais terem escolhido esse nome.
Meu nome é Rafaela, mas poderia ter sido Rebeca ou Manuela, mas a mãe não gostava do som de Manuela Emmanuelli Hubner (Emmanuelli é o meu sobrenome materno). Minha mãe disse que via uma novela, Brega e Chique ou algo assim e a personagem Rafaela era a chique... uhasuhshusa
Bom, tendo esse nome nunca vi vantagem, sou sempre uma das últimas na chamada, nunca conheci ninguém com o mesmo nome e quando eu era menor odiava que me chamassem de Rafa.
O tempo passou e agora odeio que me chamem de Rafaela, parece que tão gritando, bravos ou algo do gênero.
Hoje eu entrei no blog da Elaine e fiquei olhando para o significado do nome dela e fui pesquisar o meu.
Eu sabia já a parte de "Deus o curou" mas a segunda parte do textinho eu não sabia. E fechou direitinho! Minha psicóloga que o diga!
Esse ano eu fiquei mais ligadinha nos 'affairs' de psicologia, comportamento...
Eu reparei em mim mesma que eu evito os meus próprios problemas resolvendo o problema do próximo. Mas não é de todo o mal. Depois que eu percebi esse padrão eu tentei cuidar mais de mim mesma, mas uma grande parte de quem eu sou é maternal, conselheira, que seria de mim sem os problemas alheios?


Também notei que psicologia é traiçoeira, cada teoria fala de conceitos próprios. Para a psicanálise é tudo conta, desde os desejos de seus pais sobre você. Já para Piaget não.
Na minha opinião Piaget é um chato, mas até sem saber nós vivemos algumas de suas idéias.
Sabe por que as escolas tem grandes salas, com janelas enormes e um grande quadro? Porque Piaget disse que esse seria a melhor maneira de aprender.
As séries são assim classificadas porque para Piaget nós aprendemos com "fichas de arquivos".

Me fascina como as idéias de gente tão antiga nos faz viver. Bom, mas essas são as minhas considerações de fim de ano. Às vezes a gente tem que sentar sem o crochê e pensar um pouquinho sobre o que está chegando. E lá vamos 2009! Todo mundo pronto?

5 comentários:

  1. Oi Rafa, gostei muito do seu blog, parabéns! Por acaso visitanto um dos blogs linkados, vi seu sobrenome e me lembrei de uma querida amiga com quem perdi contato, que se chama Ana Claudia Hubner e ai pensei que vc poderia ser uma sua parente...tomara!! Mas de qq forma, agora que te achei, vou te visitar sempre. Um abençoado Natla pra ti e toda tua familia!
    "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."
    Isaias 9:6

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafinha!
    Hoje vim especialmente agradecer sua amizade, apoio, carinho e desejar a Você e sua Família, um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de muitas Alegrias, Benções e Realizações!
    BOAS FESTAS!
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  3. Pois, Rafa, gosto bastante do seu nome. Ano passado houve uma Raphaela (tinha de ser com ph, é? Dizem que gente "ph" é phod* na vida dos outros! Ai, ai!) que me estragou a vida durante um bom tempo deliberadamente. O tempo passou e eu consegui botar tudo no lugar, felizmente. O nome estava também estragado para mim. Mas, sabe, você o resgatou! Você é uma menina tão inteligente, talentosa e extremamente gente fina que restaurou o nome! Gosto do seu nome e gosto bastante de você, amiguinha de fórum. Aliás, olha, o cachecolzinho fez o maior sucesso! A pessoa ficou encantada e quando disse que foi uma menina tão jovem que o fez, todos ficaram boquiabertos!

    Você é um amor, Rafa, e seu nome é lindo.

    Beijos e espero que tenha tido um feliz Natal, querida.


    Stu

    ResponderExcluir
  4. Curioso, eu tenho duas alunas chamadas Rafaela...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :D

Ok